PU (Preço Unitário)

O PU é um termo utilizado no mercado financeiro para identificar o preço de negociação da debênture calculado em determinada data. Representa o valor presente dos fluxos futuros de pagamento de um título de crédito.

No mercado de debêntures utilizam-se alguns conceitos relacionados ao PU:

 

PU Par

Preço unitário representado pelo valor nominal corrigido pelo indexador até a data de cálculo, descontado de eventuais amortizações já incorridas pela debênture e incluídos os juros acruados desde a última data de pagamento de juros.

PU de curva

Preço unitário do ativo, em determinada data, composto de seu valor nominal atualizado, acrescido de juros e/ou prêmios, se houver. Poderá ser diário, mensal na data de aniversário, quando se tratar de ativos remunerados por índices de preço, com critério de cálculo antigo ou em datas especiais, quando ativos que não possam ter seus valores calculados, em razão de suas características não se enquadrarem nas regras de cálculo do sistema.

PU de eventos

Preço unitário de determinado evento do ativo, calculado pelo sistema ou informado pelo emissor, que poderá ser efetivamente pago, incorporado, no caso de juros ou prêmio, ou não ser pago. Essa consulta exibe o histórico dos eventos, em ordem decrescente por data do evento, ou seja, da data mais atual para a mais antiga, desde o último evento imediatamente anterior à data de implantação.

As principais centrais de negociação de debêntures, como Andima e Bovespa FIX, mantêm calculadoras especiais para cálculo de PU.

Fonte: www.comoinvestir.com.br