Calcule a rentabilidade
Quando a instituição divulga a rentabilidade de determinado fundo, está dizendo a você qual foi o percentual de ganho líquido em determinado período. Esse ganho é comunicado a você já descontados o valor das taxas de administração, de performance (se houver) e as demais despesas do fundo.
É fácil saber a rentabilidade de um fundo. Ela está publicada no site da ANBIMA, nos informes periódicos que o administrador apresenta e em alguns jornais de grande circulação do País.
Mas saber quanto rendeu o seu fundo em um mês não é suficiente para saber quanto você ganhou no seu investimento. Afinal, é preciso considerar o tempo em que seu dinheiro está aplicado.
Exemplo: Portanto, a rentabilidade neste período foi de 15,6%. |
Atenção: se você esqueceu ou não anotou o valor da cota na época da sua aplicação inicial, não se preocupe. Com uma ligação para seu banco, você saberá a quantidade e o valor da cota no dia em que você investiu. O extrato referente a essa aplicação irá detalhar também esses valores. Lembre-se de que a rentabilidade divulgada é sempre bruta de imposto de renda, pois o imposto de renda depende do prazo de sua aplicação e do tipo de fundo.
Fonte: www.comoinvestir.com.br