Perfil do Investidor

Em razão das características mais conservadoras dos títulos públicos, este investimento é ideal para quem deseja montar uma carteira de títulos de renda fixa com baixo risco de crédito. O tipo de título recomendado, no entanto, dependerá dos objetivos, horizonte do investimento e tipo de risco que o investidor quer ou não correr. O prazo do investimento e objetivo dos investidores atendidos pelas opções de títulos disponíveis é muito amplo, sendo opções de investimento tanto para objetivos de curto, médio ou longo prazo.

O Tesouro Direto permite que o pequeno investidor administre diretamente suas aplicações, sendo também possível autorizar uma das instituições financeiras habilitadas a operar o Tesouro Direto (Agentes de Custódia) em seu nome, realizando as compras e as vendas dos títulos públicos.

Essa alternativa de aplicação dos recursos permite investimentos a partir de R$ 30,00.

Uma vez comprados os títulos, é possível aguardar o vencimento do papel (data predeterminada para resgate do título), quando os recursos são depositados na conta do investidor. Ou, caso seja do interesse do investidor, também poderá vendê-los antecipadamente ao Tesouro Nacional nas recompras semanais, às quartas-feiras, pelo preço vigente no mercado.

Fonte: www.comoinvestir.com.br