Cosan inaugura usina de açúcar e etanol em Caarapó

22/09/2010 17:42

Investimentos na usina foram de, aproximadamente, 530 milhões de reais, sendo cerca de 275 milhões de reais do BNDES

Beatriz Olivon

Cosan: a unidade de Caarapó possui um contrato bilateral de venda de energia, com a comercialização prevista de 143 mil MWh anuais

 

São Paulo - O Grupo Cosan inaugura hoje em Caarapó (MS) uma nova planta de açúcar e etanol, a primeira do grupo no estado do Mato Grosso do Sul. A usina contou com investimento de aproximadamente 530 milhões de reais, sendo que cerca de 275 milhões de reais deste montante foram contratados por meio de financiamento com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A capacidade instalada da nova planta permitirá a moagem e processamento de 2,5 milhões de toneladas de cana de açúcar, com produção de 90 milhões de litros de etanol e 185 mil toneladas de açúcar por safra, segundo a Cosan.

A nova planta realizará a co-geração de energia elétrica proveniente do bagaço e da palha da cana, com capacidade atual instalada de 76 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes. A unidade de Caarapó possui um contrato bilateral de venda de energia, com a comercialização prevista de 143 mil MWh anuais. A nova usina será responsável pela geração de aproximadamente 2.100 empregos diretos e indiretos.
 

O projeto da unidade de Caarapó segue premissas de desenvolvimento sustentável, segundo a Cosan. A planta conta com três poços artesianos de 700 metros de profundidade para seu consumo de água, que será otimizado por conta da utilização de circuitos fechados de torres de resfriamento e aspersões e colheita da cana de açúcar que abastecerá a unidade de Caarapó já conta com 80% de mecanização, por exemplo.

fonte: http://portalexame.abril.com.br/negocios/noticias/cosan-inaugura-usina-acucar-etanol-caarapo-598591.html