Cosan inaugura usina de bioenergia em Barra Bonita

27/09/2010 17:25

A previsão da empresa é que a unidade tenha potencial para produzir energia elétrica para as casas de uma cidade com cerca de 1,2 milhão de habitantes  

Beatriz Olivon, de EXAME.com

 

São Paulo - A Cosan inaugura hoje a Usina Termelétrica Barra Bioenergia, em Barra Bonita (SP). A unidade termoelétrica de biomassa tem potencial para produzir energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar para as residências de uma cidade com cerca de 1 milhão e 200 mil habitantes - quando completadas todas as etapas.

Em julho desse ano, a Cosan obteve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início das operações comerciais da termoelétrica. Nesta primeira fase, foram instalados dois turbo geradores de 33 MW de potência cada. Já para a segunda etapa, serão dois turbo geradores de 35 MW de potência. Ao final, a potência total da Barra Bioenergia será de 136 MW.

A unidade faz a cogeração de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar produzida na unidade de Barra Bonita, a maior do grupo em moagem. A unidade será responsável pela produção, venda e consumo de energia. Na semana passada, a Cosan inaugurou uma usina de açúcar e etanol em Caarapó (MS).

No último ano-safra (2009/2010), a venda de energia elétrica pela Cosan alcançou uma receita líquida de 92,4 milhões re reais, com a comercialização de 569 mil MWh em seis plantas: Costa Pinto, Rafard, Serra, Gasa, Tarumã e Maracaí. Em junho deste ano, a companhia obteve do BNDES um apoio financeiro no valor de 711,4 milhões de reais, destinado aos projetos de cogeração nas unidades Univalem, Ipaussu, Barra e Bonfim, todas localizadas em São Paulo.

Fonte: http://portalexame.abril.com.br/negocios/noticias/cosan-inaugura-usina-bioenergia-barra-bonita-599735.html