Disputa com Vale paralisa negócios com ação da Aquila

20/06/2011 14:47

Competição entre as empresas é referente ao valor de um projeto de carvão na Austrália

 
Clarissa Mangueira, da

Divulgação/ Agência Vale

vale

A Aquila e a Vale têm uma relação um tanto conturbada, com diferentes disputas

Melbourne - A Aquila Resources pediu que a negociação de suas ações na Bolsa de Sydney fosse suspensa enquanto a companhia aguarda uma decisão da Justiça sobre a disputa com a brasileira Vale, referente ao valor de um projeto de carvão na Austrália. A Vale assumiu uma opção para comprar 24,5% das ações em circulação detidas pela Aquila no projeto de carvão coque duro Belvedere, mas as companhias não conseguiram chegar a um acordo sobre o valor da participação.


A mineradora brasileira iniciou os procedimentos em setembro do ano passado na Suprema Corte do Estado de Queensland, que contestou a validade do relatório de avaliação preparado por uma unidade da Aquila. A empresa australiana afirmou que iria se defender no tribunal. A Aquila informou que espera fazer um comunicado sobre a decisão da Corte antes da abertura do mercado, na quarta-feira.

A Aquila e a Vale têm uma relação um tanto conturbada. A companhia australiana disse no início deste mês que estava armazenando carvão na mina Isaac Plains, porque as empresas não tinham chegado a um acordo sobre como embarcar a matéria-prima depois de cada uma assumir a responsabilidade por comercializar sua parte da produção aos clientes. As empresas também travam uma disputa no projeto de carvão Eagle Downs. As informações são da Dow Jones.