Fernando Lauria é confirmado como novo presidente da Agrenco

22/07/2011 13:01

Lauria dará início à próxima fase da recuperação da companhia





PORTAL DO AGRONEGÓCIO

A Agrenco Limited anunciou hoje ao mercado, em comunicado enviado à CVM – Comissão de Valores Mobiliários, o nome do novo presidente da companhia. Fernando Lauria é engenheiro mecânico com MBA e pós-graduação em Finanças e acumula mais de 28 anos de experiência no mercado de agribusiness. O executivo acaba de deixar a Carol-Sodru, empresa de processamento de soja e distribuição de fertilizantes e insumos, na qual ocupava o cargo de CEO. Antes, porém, Lauria foi executivo de algumas empresas líderes deste mercado, tais como Cargill Brasil, Glencore e Multigrain.

Com a entrada de Lauria, a Agrenco dá início à segunda fase do seu plano de recuperação, que, desde março, vem sendo traçado pela Alvarez & Marsal. A consultoria de gestão especializada em recuperação judicial permanece na gestão da empresa, ao lado do novo presidente e do conselho administrativo, formado por Francisco Mesquita, Rubens Barhum, Nils Bjellum, Hendrik Laverge e Roberto Faldini.

“Com a entrega do balanço de 2010 da companhia, a volta do processamento de soja e a produção de farelo e óleo no complexo do Alto Araguaia, já podemos partir para um novo momento da empresa”, informa Fernando Lauria. “Essa segunda fase terá início com o término das obras da fábrica de Caarapó (MS) e a obtenção da licença de venda de energia e biodiesel, previstos para ocorrerem no último trimestre de 2011, além do alcance da capacidade máxima de processamento em Alto Araguaia (3 mil toneladas/ dia)”, completa Lauria.

A Agrenco Limited, empresa sediada em Bermudas, que entrou em recuperação judicial em 2008 e chegou a ter suas ações suspensas do mercado em fevereiro de 2010,  apresenta os primeiros resultados dessa nova fase. Além da retomada das operações das fábricas, a companhia prepara-se para o pagamento das primeiras parcelas da dívida aos credores em 2012.

Informações e mais detalhes sobre a recuperação judicial da empresa, estão disponíveis na página da empresa na Internet

www.agrenco.com.br ou pelo email  ri@agrenco.com.br.

Breve currículo de Fernando Lauria

Fernando Lauria iniciou sua carreira profissional na Cargill Brasil, onde permaneceu por cinco anos como Cash Trader na sede da empresa em Minneapolis, como responsável pela negociação de contratos futuros de açúcar. Ao retornar ao Brasil, ainda na Cargill, foi responsável pela negociação de café. Após esse período, ficou nove anos na Glencore, de onde saiu como Chief Trader. Já na ADM do Brasil, como Diretor Comercial, foi responsável pela aquisição de novos ativos para Brasil e Paraguai. Por outros nove anos foi COO da Multigrain, responsável por originação e trading de cereais. Em 2010, assumiu o posto de CEO da Carol-Sodru, da qual se desligou para ingressar na Agrenco.