Gafisa planeja voltar a vender Tenda neste ano
Companhia ainda espera uma margem ebitda ajustada entre 12% e 14% em 2013
Gafisa: Tenda responderá por 46% das entregas da construtora neste ano
São Paulo – Mesmo com a operação da Tenda tendo prejudicado os resultados da Gafisa nos últimos anos, a construtora decidiu retomar as vendas da marca destinada ao público de baixa renda neste ano. Tenda, que representou -3 das vendas feitas pela companhia no ano passado, deve responder por 46% das unidades entregues pela Gafisa em 2013. As informações foram passadas pela companhia durante a teleconferência de resultados de hoje.
No ano, o grupo planeja entregar entre 13.500 e 17.500 unidades em 2013, das quais 27% serão entregues pela Gafisa, 46% pelo segmento Tenda e os 27% restante pelo segmento Alphaville. A companhia ainda espera uma margem ebitda ajustada entre 12% e 14% em 2013. Ao contrário de Alphaville, para a Tenda a construtora espera margens menores, em torno de 30%, mas um giro mais rápido.
Também para este ano, o plano é lançar entre 2,7 bilhões de reais e 3,3 bilhões de reais, dando "continuidade ao foco regional em Gafisa e mercados estratégicos em Tenda, sendo 42% dos lançamentos na unidade de negócios Gafisa e 46% no segmento Alphaville, enquanto o segmento Tenda deve representar 12% dos lançamentos do ano".
"Estamos retomando as vendas de Tenda dentro da estratégia da companhia de focar metade das vendas em geração de resultados e a outra com foco em alavancagem e endividamento, ajustando a direção da companhia para geração de resultados, de valor", disse André Bergstein, CFO do grupo, um dos dois maiores brasileiros da indústria da construção.
A dívida líquida da companhia com relação ao patrimônio líquido foi de 95% até dezembro de 2012. "Esperamos que o patamar de alavancagem permaneça estável em 2013, em comparação a 2012", afirmou Bergstein.