Gigantes de petróleo ficaram fora do leilão de Libra

19/09/2013 21:30

Exxon, BP e BG estão fora do leilão, mas pelo menos 12 empresas vão participar. Diretora da ANP admite, porém, que número de candidatos decepcionou

diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard

Expectativa é de que diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, anuncie todos os candidatos ainda nesta quinta (Agência Brasil)

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse nesta quinta-feira que as empresas Exxon Mobil, British Petroleum e BG Group não participarão do leilão da reserva petrolífera de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. Mais cedo, Magda havia comentado que pelo menos doze empresas pagaram a taxa de participação na licitação. Contudo, a diretora da agência admitiu certa decepção com o número de interessados. A expectativa era que até quarenta empresas participassem do leilão. Segundo a diretora-geral, a "conjuntura" fez com que o número fosse menor.

Magda acrescentou que o número de interessados ainda pode aumentar. A agência recebeu uma "papelada grande" de empresas até as 19 horas da quarta-feira. "Veio muito material ontem, mas ainda não sabemos se foi referente à R12 (12ª rodada, voltada para gás em terra e marcada para novembro) ou pré-sal.", disse, em seminário técnico sobre a 12ª rodada. 

O prazo para pagamento da taxa, de pouco mais de 2 milhões de reais, terminou na quarta-feira. A expectativa é que a ANP divulgue ainda nesta quinta-feira um levantamento completo das empresas que se inscreveram para o leilão.

As empresas que manifestaram interesse ainda precisarão ser habilitadas para participar do leilão do pré-sal. O número de empresas que de fato farão lances pode ser diferente. A manifestação de interesse não significa que empresas farão necessariamente ofertas

O leilão de Libra está previsto para acontecer em 21 de outubro.