Itaúsa tem lucro 5,5% maior no 3º trimestre

30/10/2012 09:50

 

A empresa, que é controladora das empresas Itaú Unibanco, Duratex, Elekeiroz e Itautec, obteve lucro de janeiro a setembro de R$ 3,9 bilhões

Alberto Alerigi Jr., da
 
Alexandre Battibugli/EXAMEInterior da agência do Banco Itaú, na Avenida Faria Lima.Interior da agência do Banco Itaú, na Avenida Faria Lima.

São Paulo - A holding controladora do banco Itaú Unibanco, Itaúsa, informou nesta terça-feira que encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido consolidado de 1,343 bilhão de reais, resultado 5,5 por cento acima do obtido no mesmo período do ano passado.

A empresa, que também é controladora das empresas Duratex, Elekeiroz e Itautec, obteve lucro de janeiro a setembro de 3,9 bilhões de reais, praticamente em linha com os 3,88 bilhões registrados um ano antes.

A equivalência patrimonial recorrente da holding somou 3,765 bilhões de reais de janeiro a setembro, ficando estável ante o mesmo período de 2011. Segundo a Itaúsa, "a evolução do resultado proveniente da área de serviços financeiros e da Duratex anulou em parte as perdas apuradas na Elekeiroz e na Itautec".

O resultado da companhia foi divulgado depois que o Itaú Unibanco anunciou lucro trimestral de 3,412 bilhões de reais, queda de mais de 10 por cento na comparação anual por conta de aumento de provisões para calotes e queda da margem financeira.

A Itaúsa divulgou ainda nesta terça-feira que seu conselho de administração autorizou recompra de até 70 milhões de ações ordinárias e de 240 milhões de papéis preferenciais de emissão da empresa.

Segundo a companhia, o volume representa menos de 10 por cento das 725.637.574 ações ordinárias e das 2.445.990.730 preferenciais em circulação no mercado.