Klein quer vender 16% da Via Varejo em oferta pública

13/05/2013 18:31

A operação, que será coordenada pelo Bradesco BBI, compreenderá a venda de cerca de 53,7 milhões de ações

Camila Lam

Raphael Klein, da Via Varejo, durante evento CEO Summit 2012

Raphael Klein, da Via Varejo: os Klein, fundadores das Casas Bahia, possuem 47 % do capital da Via Varejo

São Paulo - A família Klein pretende fazer oferta pública para vender 16 % do capital da rede de lojas de eletrodomésticos Via Varejo, parte do Grupo Pão de Açúcar.

A operação, que será coordenada pelo Bradesco BBI, compreenderá a venda de cerca de 53,7 milhões de ações. Os Klein, fundadores das Casas Bahia, possuem 47 % do capital da Via Varejo, segundo informações do site de relações com investidores da companhia.

Os motivos da operação não foram informados ao mercado. Às 15h18, as ações da Via Varejo subiam mais de 8 %. A companhia não faz parte do Ibovespa, que recuava 0,95 % no mesmo horário.

A Via Varejo é formada por Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom.

As famílias Diniz, do Pão de Açúcar, e Klein anunciaram em dezembro de 2009 acordo para uma associação envolvendo a então Globex (dona do Ponto Frio) e Casas Bahia.

Pouco tempo depois, o negócio foi paralisado com os Klein tentando obter condições mais favoráveis. A fusão foi retomada em julho de 2010.

No primeiro trimestre, a Via Varejo registrou lucro líquido de 99 milhões de reais no primeiro trimestre, resultado mais de seis vezes maior do que os 15 milhões de reais apurados um ano antes.