OSX recebe licença de instalação em Açu

27/06/2011 11:26

No próximo mês a empresa do grupo EBX vai começar as obras para a construção do estaleiro

 

osx-estaleirosc-site-600-jpg.jpg

Obras da OSX: pelos cálculos da empresa, a construção do estaleiro vai gerar cerca de 14.000 empregos diretos

São Paulo - A OSX comunicou hoje (27/6) que a Unidade de Construção Naval do Açu (UCN Açu) recebeu sua licença de instalação emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente. A autorização foi concedida cerca de um ano após o início do processo de licenciamento ambiental.


A OSX vai começar as obras para a construção do estaleiro no próximo mês. Pelos cálculos da empresa, a obra vai gerar cerca de 14.000 empregos diretos, sendo 10.000 na fase de operação e os demais durante a fase de implantação. Os funcionários serão treinados pelo Instituto Tecnológico Naval, em desenvolvimento pela OSX. A tecnologia será da sócia Hyundai.

O Grupo EBX, através de suas subsidiarias OSX e LLX, se comprometeu a contrapartidas socioambientais da UCN Açu que incluem a alocação de cerca de 34 milhões de reais para obras de saneamento na cidade de São João da Barra e medidas de proteção da biodiversidade local e a destinação de cerca de 37 milhões de reais para a implantação e manutenção de unidades de conservação ambiental.

As contrapartidas também incluem iniciativas de capacitação e desenvolvimento das comunidades vizinhas; implantação de plano de investimento social da pesca e agricultura na região; implantação da Gestão Integrada do Território e criação da RPPN Caruará, com aproximadamente 3.845 hectares de área ambiental protegida.

UCN

A UCN Açu será localizada no Complexo Industrial do Superporto do Açu, no Distrito Industrial de São Joao da Barra (Rio de Janeiro).

A Unidade Américas recebeu sua licença prévia em Fevereiro de 2011 e sua licença de instalação em Junho de 2011. O projeto da UCN Açu recebeu em Maio de 2011 prioridade de financiamento pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante. Atualmente, o order book estimado da OSX é de 48 equipamentos, que correspondem a cerca de 30 bilhões de dólares. Desse total, 4,8 bilhões de dólares já estão confirmados.

O primeiro equipamento naval da OSX (FPSO OSX 1) está sendo customizado em Cingapura. A empresa espera que ele entre em operação em 2011.