TAM reduz plano de expansão de frota para 2012

30/08/2011 11:56

companhia diminuiu estimativa de número de aeronaves de 163 para 159 para o próximo ano; estratégia deve garantir rentabilidade dos negócios


Daniela Barbosa, de

Marcio Jumpei/Divulgação

Poltronas vazias em avião da TAM

Mesmo com plano de expansão de frota menor, demanda de passageiros deve crescer 4% em 2012

São Paulo – A TAM revisou para baixo o plano de expansão de sua frota para 2012. De acordo com a companhia aérea, o próximo ano será finalizado com 159 aeronaves e não mais 163 previstas no plano anterior.


“Estimamos para 2012 um crescimento de demanda menor do que o previsto para este  ano - entre 15% e 18%, conforme o previsão para 2011 -, em virtude das  incertezas que cercam a economia mundial”, disse a companhia em nota.

Segundo Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas, o mercado de aviação no próximo ano deve continuar crescendo, mas o ajuste é necessário para assegurar a rentabilidade dos negócios da companhia.

Mesmo com a decisão, a TAM vai renovar 10% a sua frota doméstica. A companhia irá trocar 13 aeronaves por novos modelos da família Airbus A320. A TAM estima aumentar 4% a oferta de assentos no próximo ano.

No mercado internacional, não estão previstas alterações no plano de frota, informou a TAM

A Gol, maior concorrente da TAM,  também anunciou recentemente cortes de 650 milhões de reais nos custos até o final do próximo ano. A estratégia faz parte dos planos da companhia para recuperar rentabilidade. No segundo trimestre deste ano, a empresa  viu seu prejuízo líquido tombar mais de sete vezes.