Vale planeja produzir à plena capacidade em 2012

29/09/2011 10:41

Empresa vai operar com um plano ambicioso de investimento estimado em US$ 24 bilhões

Ruby Lian e Fayen Wong, da

Agência Vale

Vale

No entanto, a mineradora brasileira alertou nesta quinta-feira que a incerteza sobre a economia global manterá os preços do minério de ferro voláteis por agora

Qindao/Xangai - A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, planeja operar à plena capacidade em 2012, refletindo o otimismo de a China, seu maior mercado, poderá lidar com qualquer potencial desaceleração em economias desenvolvidas.

 

No entanto, a mineradora brasileira alertou nesta quinta-feira que a incerteza sobre a economia global manterá os preços do minério de ferro voláteis por agora, apesar de ainda não ter recebido nenhum pedido de clientes chineses ou europeus para cancelar ou adiar embarques.

"Temos recebido queixas de produtores de aço chineses de que os custos de produção estão altos e que os preços domésticos de aço não estão bem, mas não há atrasos ou cancelamentos à vista", afirmou o diretor-executivo de vendas e marketing, José Carlos Martins, durante uma conferência na cidade de Qindgao.

"Acreditamos que como a crise de 2008, os mercados emergentes vão sair ainda mais fortes do que saíram da crise anterior", disse Martins.

Muitos economistas em bancos de investimento e membros do governo chinês minimizaram temores sobre um pouso forçado da economia da China, segunda maior do mundo, afirmou que o país pode crescer mais de 9 por cento em 2011 antes de desacelerar para expansão de cerca de 8 por cento nos próximos cinco anos.

Martins afirmou que a Vale planeja utilizar toda a sua capacidade de produção de minério de ferro em 2012 e que está projetando vendas de cerca de 130 milhões de toneladas para a China, uma meta anual que a empresa mantém desde 2009.

Esse volume representa mais de 40 por cento da produção total de minério de ferro da Vale, de 308 milhões de toneladas em 2010. A meta da Vale para 2011 é de produção de 310 milhões de toneladas.

A Vale está tocando um ambicioso programa de investimento de 24 bilhões de dólares que deve ser completado no primeiro trimestre de 2012 e deve aumentar sua produção de minério de ferro para 469 milhões de toneladas em 2015.