Vale desiste da Metorex

11/07/2011 14:15

Na última semana, a Metorex informou que recebeu uma proposta da chinesa Jinchuan Group superior à da Vale

Agência Vale/Divulgação

vale

Carregamento do navio Vale Brasil: a empresa informou que sua decisão é “consistente com sua rigorosa disciplina de alocação de capital”

São Paulo – A Vale anunciou hoje (11/7) que encerrou o acordo referente à oferta que havia feito pela Metorex. A empresa brasileira informou que não tem intenção de igualar os termos de uma oferta recebida recentemente pela produtora sul-africana de cobre e cobalto.


Na última semana, a Metorex comunicou que recebeu uma intenção firme da produtora chinesa de níquel Jinchuan Group sobre uma oferta em dinheiro para seus acionistas acima da oferta feita pela Vale. A empresa considerou a proposta superior à oferta da Vale. A brasileira havia feito uma proposta de 1,1 bilhão de dólares pela companhia sul-africana.

Segundo a brasileira, sua decisão, de encerrar a oferta, é “consistente com sua rigorosa disciplina de alocação de capital”. A Vale afirmou, em comunicado ao mercado, que continua comprometida com seus projetos no continente africano. 

Atualmente, a empresa atua nas etapas finais do projeto de carvão Moatize em Moçambique e na implementação da primeira fase do projeto de minério de ferro Simandou na Guiné, e investe em dois projetos de cobre - negócio no qual a Vale quer ser líder.